Projetos para produção de hidrogênio verde chamam atenção até de petroleiras

O hidrogênio verde é visto atualmente por empresas e consultores como a principal alternativa à produção do petróleo – até mesmo para as petroleiras. Para não ficar para trás, a maioria delas tem estudos e projetos para a produção de hidrogênio verde. Nesse clube, estão companhias como a BP, a Shell e a Petrobras.

A multinacional alemã Thyssenkrupp é outra companhia ativa no desenvolvimento de projetos mundo afora para produção do hidrogênio. A empresa é fornecedora de tecnologia e constrói toda a planta de eletrólise para a quebra das moléculas.

A aposta do mundo para limitar o aquecimento global até 2050 está num método criado há quase 200 anos pelo químico e físico britânico Michael Faraday. Trata-se da eletrólise da água, que separa o hidrogênio do oxigênio por meio de uma corrente elétrica. Para ser considerado verde, a energia elétrica tem de ser de uma fonte totalmente renovável, como a eólica e a solar.

Em estudo de 2021, o Goldman Sachs já calculava que até 2050 o mercado de hidrogênio no mundo deve ultrapassar US$ 11 trilhões. Tamanha euforia se deve ao potencial do produto. O hidrogênio tem três vezes mais energia do que a gasolina com a vantagem de ser uma fonte limpa . •

Fonte: O Estado de S.Paulo