Rede SIM chega a SP com lubrificantes da Petronas

A gaúcha SIM, que atua em distribuição de combustíveis e opera uma rede com 150 postos na região Sul do país, chegou a São Paulo com a compra da Destra, distribuidora autorizada de óleo lubrificante da Petronas. A aquisição marca a entrada do grupo no mercado paulista, onde pretende ampliar a presença ainda neste ano, ao mesmo tempo em que coloca a SIM entre as cinco maiores distribuidoras de lubrificantes no Brasil.

Após a transação, cujo valor não foi informado pelas empresas, a Destra passará a se chamar SIM Lubrificantes e vai oferecer também produtos automotivos, como filtros, palhetas e outros acessórios, podendo ampliar futuramente o portfólio até a pneus.A ambição é que a nova empresa, que vai integrar os negócios de lubrificantes do grupo no Sul do país, alcance faturamento de R$ 1 bilhão.

Com a compra de outra empresa há pouco mais de um mês, a Querodiesel, a SIM Rede de Postos já havia se tornado distribuidora exclusiva da marca Petronas no Rio Grande do Sul. “Agora, entramos em São Paulo com uma marca forte e queremos ter presença também na distribuição de combustíveis”, disse ao Valor o empresário Neco Argenta, presidente da SIM.

O grupo está aguardando autorização para abertura de uma distribuidora em São Paulo e já negocia uma área onde seria instalada uma futura base, perto da Refinaria de Paulínia (Replan). Se tudo der certo, contou o empresário, a estreia da SIM Distribuidora em terras paulistas pode acontecer até o fim do ano.
Existem planos ainda de entrar no varejo de combustíveis em São Paulo, mas isso só deve sair no papel no longo prazo.

Com faturamento em torno de R$ 100 milhões, a Destra é distribuidora autorizada dos lubrificantes da Petronas na Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Litoral Norte, Litoral Sul e Vale do Ribeira e foi vendida pelo grupo Combustran, que concentra sua atuação nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A Petronas está entre as cinco maiores fabricantes de lubrificantes do mundo e presente em 90 países.

O grupo gaúcho, que no ano passado faturou R$ 7 bilhões, deve alcançar faturamento de R$ 10 bilhões entre este ano e 2023. Com as aquisições recentes, explicou Argenta, a SIM complementa o portfólio de serviços e produtos que pode oferecer a diferentes perfis de consumidor, passando por postos de gasolina e lojas de conveniência, distribuição de combustíveis e Transportador-Revendedor-Retalhista (TRR). “Temos um cardápio que pode atender a tudo que se relaciona com combustíveis, desde postos a grandes consumidores”, afirmou o empresário.

O TRR, que atende a pequenos e médios clientes, está autorizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a comprar grandes volumes de combustível a granel, óleo lubrificante acabado e graxa e revendê-los em quantidades menores, e é responsável pelo armazenamento, transporte, controle de qualidade e assistência técnica a partir do momento de venda. Para ler esta notícia, clique aqui.
FONTE: Valor Econômico