Representantes do setor de combustíveis fósseis têm presença recorde na COP28

Mais de 2.400 pessoas ligadas à indústria dos combustíveis fósseis estão inscritas para participar da cúpula da ONU sobre a crise climática, a COP28 em Dubai – uma representação massiva que é quase quatro vezes maior que o número de inscritos no evento do ano passado, de acordo com uma análise publicada nesta terça-feira (05).

O número de funcionários e representantes de combustíveis fósseis supera as delegações de todos os países, exceto os Emirados Árabes Unidos, o anfitrião da COP28, e o Brasil, de acordo com o relatório de uma coligação de grupos de vigilância empresarial e de defesa do clima, incluindo a Global Witness.

A participação global na cúpula também disparou nos últimos anos, com mais de 80 mil pessoas inscritas na reunião de Dubai – mais do dobro do número de inscritos no evento do ano passado, no Egito. O relatório não foi capaz de especificar quantos representantes dos combustíveis fósseis estão realmente presentes, embora tenha mostrado que o número de registros tem aumentado ao longo dos anos.

As conclusões poderão alimentar as tensões na já controversa cúpula sobre o clima, onde o futuro papel dos combustíveis fósseis, principal motor da crise climática, se revela um dos principais pontos de discórdia.

O presidente da COP28, Sultan Al Jaber, também executivo do petróleo, argumentou que a indústria dos combustíveis fósseis deveria estar envolvida na cúpula.

“Deixemos a história refletir o fato de que esta é a presidência que fez uma escolha ousada de se envolver proativamente com as empresas de petróleo e gás”, disse ele durante o seu discurso de abertura na quinta-feira (30). A CNN entrou em contato com a equipe da COP28 em busca de um posicionamento.

A análise da coalizão, que este ano se organizou sob o nome “Kick Big Polluters Out”, examinou a lista provisória de participantes da COP para identificar registrados com vínculos autodeclarados com empresas de combustíveis fósseis ou organizações com interesses em combustíveis fósseis ou fundações pertencentes ou controladas por uma empresa de combustíveis fósseis.

Foi descoberto um número “sem precedentes” de 2.456 funcionários e representantes de combustíveis fósseis registrados para participar na COP28, significativamente mais do que os 636 que se inscreveram para a COP27 no Egito em 2022.

A análise deste ano foi facilitada pela decisão das Nações Unidas, em junho, de que, pela primeira vez, exigiria que os lobistas dos combustíveis fósseis revelassem as suas afiliações quando se registrassem para o evento.

Os funcionários e representantes dos combustíveis fósseis receberam mais passes para a COP28 do que todos os delegados dos 10 países mais vulneráveis ao clima juntos, de acordo com a pesquisa.

“Os corredores e salas de negociação desta conferência sobre o clima estão inundados com o maior número de lobistas dos combustíveis fósseis”, disse Lili Fuhr, diretora do programa de energia de combustíveis fósseis do Centro de Direito Ambiental Internacional.

Os governos devem “permanecer concentrados na obtenção de um resultado que apoie e determine a eliminação total dos combustíveis fósseis, protegendo ao mesmo tempo a elaboração de políticas públicas dos interesses dos combustíveis fósseis”, disse ela à CNN. “Continua a ser a nossa única hipótese de limitar o aquecimento global a 1,5 (graus Celsius).”

Alguns cientistas e grupos expressaram preocupações crescentes sobre os níveis de ambição da cúpula, após comentários recentemente feitos por Al Jaber na preparação para a COP28. Em um painel gravado no mês passado, ele disse aos participantes que “não havia ciência” que afirmasse que a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis era necessária para cumprir o objetivo de limitar o aquecimento a 1,5 graus Celsius.

Depois que as observações vieram à tona no domingo (03), Al Jaber defendeu veementemente o seu compromisso com os objetivos climáticos e a ciência. Numa coletiva de imprensa na segunda-feira (04), ele disse aos jornalistas que as suas observações foram mal interpretadas e que a redução e eliminação progressiva dos combustíveis fósseis era “inevitável” e “essencial”.

O número de funcionários e representantes fósseis nos encontros da COP tem aumentado ao longo dos anos, de acordo com o relatório anual. Os participantes ligados a empresas de combustíveis fósseis participaram nas cúpulas da COP pelo menos 7.200 vezes nas últimas duas décadas, de acordo com um relatório da KBPO de novembro.

Autor/Veículo: CNN