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Transportadoras apresentam queixas sobre o biodiesel ao MME

Representantes da Confederação Nacional do Transporte (CNT) voltaram apresentar objeções ao aumento da mistura de biodiesel no óleo diesel fóssil ao Ministério de Minas e Energia (MME). As queixas do setor foram tratadas durante reunião com o diretor do Departamento de Biocombustíveis, Marlon Arraes, realizada nessa terça-feira (22). A associação cobrou a realização de “estudos independentes” sobre o uso de biodiesel nos motores atuais.

A CNT se opõe publicamente à elevação da mistura acima do B10 que foi aprovada em março pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). No final de fevereiro, a representação das transportadoras chegou a publicar uma nota na qual acusava a mistura de biodiesel de causar “panes súbitas” em ônibus e caminhões e de gerar impactos inflacionários.

Essa nota foi o primeiro salvo em mais uma rodada das polêmicas periódicas pelas quais a cadeia do biodiesel passa de tempos em tempos.

Problemas

Durante a reunião desta terça-feira, a CNT voltou a relatar que as transportadoras têm relatado problemas mecânicos com suas frotas que podem estar relacionados ao uso de misturas de biodiesel maiores do que 10%. “Temos recebido queixas dos transportadores à medida que os teores de biodiesel no diesel vão evoluindo e causando prejuízos às frotas”, observou o diretor executivo da CNT, Bruno Batista, acrescentando, contudo, que a entidade “sempre apoiou os biocombustíveis”.

Para tentar resolver a questão, a CNT defendeu a realização de uma rodada de testes de motores para tentar identificar o que poderia estar por trás dos relatos de seus associados. Seria uma nova versão do programa de ensaios realizado entre 2016 e 2019 que terminou com a liberação do uso de misturas de biodiesel até 15% no mercado brasileiro.

Além dos testes, a CNT defende a busca de novas rotas tecnológicas para a produção de combustíveis alternativos ao diesel fóssil diferentes do biodiesel. Entre os quais, o diesel verde que ainda não é produzido de forma comercial no Brasil.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da Agência CNT