Volvo promete finalizar a produção de carros a diesel em 2024; veja detalhes

A Volvo tem o compromisso de, até 2030, produzir e comercializar apenas carros elétricos e, até 2040, ser uma empresa 100% neutra para o clima. Para se aproximar desses objetivos, a empresa anunciou, durante a Semana do Clima de Nova York, entre os dias 17 e 24 de setembro, que produzirá seu último carro a diesel no início de 2024.

O anúncio segue a decisão do ano passado de finalizar o desenvolvimento de novos motores à combustão. “Motores elétricos são o futuro e são superiores a motores a combustão: eles geram menos barulho, menos vibração e menos custos de manutenção e zero emissões”, afirmou Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.

Por que a Volvo decidiu parar de produzir carros a diesel?

A decisão da Volvo em finalizar a produção de carros a diesel no início de 2024 faz parte da iniciativa da marca de se tornar parte da solução de um problema causado pela própria indústria automotiva: a poluição. Diante do alto nível de gases emitidos pelos motores à combustão, a marca decidiu focar em motores ecologicamente menos prejudiciais.

A marca, que tinha o motor a diesel como seu produto mais popular na Europa, agora está focada na eletrificação. Além da busca pela preservação ambiental, o interesse da montadora é também comercial. Isso porque, a marca identificou uma nova tendência no mercado europeu, que, nos últimos anos, teve a maior parte das vendas direcionadas para carros híbridos ou elétricos.

Portanto, menos carros a diesel nas ruas tem efeito positivo na qualidade do ar das cidades, já que reduzirá a emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) e no bolso da Volvo, que estará cada vez mais adequada às tendências do mercado.

Autor/Veículo: Vrum